SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SAUDADE


Saudade
doce palavra carregada de sentidos
nada de dor
apenas um espinhozinho cravado no peito
não mata, apenas se faz presente
saudade no olhar perdido
saudade solta no vento
saudade misturada com as gotas de chuva
aperta mais...aperta menos
corre por fora vai e volta
não cabe no peito
saudade misturada com as doces lembranças
saudade que preenche o vazio da alma
saudade que explode na presença
e que arde na ausência.

Elzenir Apolinário

21 comentários:

  1. hermosa palavra saudade... jamais igualada nao se conhece sentir igual e unica y e hermosa}...

    saludos
    abracos
    otima semana

    ResponderExcluir
  2. Linda expressão da saudade por aqui em teus versos! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. dizem que saudade só existe na língua portuguesa, né? :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. É mesmo uma verdade, amiga: "apenas um espinhozinho cravado no peito
    não mata, apenas se faz presente".
    É assim que vivo... com este pequeno espinho que todos os dias me faz lembrar daqueles que estão longe, mas tão dentro do meu coração...
    Ai a saudade!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  5. Elzenir, parabens pelo poema.Que "finesse". O seu blog, é belissimo.Muito bom.agradavel. Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.Estarei grato esperando por voce lá
    abraços verdadeiros

    ResponderExcluir
  6. Como já dizia o poeta:"quem inventou a distância não sabia o que é saudade..."Oh ausência muda,não diz nada só se faz sentir,ora pela música,ora pela foto,pelo cheiro,pelo gosto,pelo que foi e pelo que se deseja...Ora,ora..rs

    ResponderExcluir
  7. Poeta, alguns acham a saudade um sentimento ruim; eu, não, acho que alimenta a alma de alguma forma...mantém acesa a chama...Bjs

    ResponderExcluir
  8. Chica, deve ser porque sinto saudades...rs. Mas acho a saudade positiva, melhor que a raiva...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ita, sim só existe em nosso belíssimo idioma...doce palavra...adoro. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Carmem, que delícia de releitura, vc me entendeu mto bem. Como dizia Peninha:" saudade até que é bom, é melhor que caminhar vazio..." Bjs

    ResponderExcluir
  11. José Maria, que finesse de pessoa é você com tamanha gentileza. Muito obrigada seja bem-vindo, logo o visitarei.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Curioso, Fá, vc me conhece sempre disse que a saudade alimenta o sentimento e também revela o que sentimos, então acho que sentir saudade é bom. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Não tenham medo da saudade, tenham medo do vazio no coração.

    ResponderExcluir
  14. Saudade, tema sem fim na boca dos poetas. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Carlos, é que nunca se esgotam as formas de expressão do sentimento.Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Elzenir,
    Saudades só sinto em português...
    Teu blog é uma pousada de tranquilidade e leituras que alimentam a alma.
    bjs,
    Pedro

    ResponderExcluir
  17. Oi minha Linda, vc tá bem? Saudades daqui, linda forma de dizer saudade... Adorei! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  18. Citadinokane, que lindas palavras, não só porque me elogiam, mas é mto bom saber que o releituras proporciona tranquilidade, o que significa que eu passo esta tranquilidade, não é mesmo?? rsrsrs. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, She, eu estou ótima!!!Estou consternada com o que está se passando no Rio, o Brasil inteiro... mas me parece uma guerra sem fim, infelizmente. Mas vamos rezar para que a paz reine. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Mas saudade demais não faz bem...

    Fique com Deus, menina Elzenir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Daniel, vc sempre dá um tempero às minhas releituras, realmente, tudo o que é excessivo não faz bem. Bjs

    ResponderExcluir

Releituras