SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

QUANDO ME AMEI DE VERDADE


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso é... Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes. Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é... Saber viver!!!

Charles Chaplin
Magnífico, Charles Chaplin!!!!

11 comentários:

  1. GRANDE CHAPLIN!!! MARAVILHOSO TEXTO, PARABÉNS...BJ

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!Só um artista com tamanha sensibilidade e sábio na arte de viver e conviver para compartilhar belas palavras que nos inspiram também.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida

    Este texto de Chaplin, é muito verdadeiro, temos que nos amar, para poder dar o melhor de nós.

    deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  4. Fabíola, Chaplin merece toda a nossa admiração e respeito, pois este texto resume o saber viver. Lindo mesmo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sonhadora, sim, temos primeiro que nos amar para depois podermos amar al´guém com toda a plenitude. Só damos o que temos. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Luciana, verdadeiro e belo. Obrigada pela visita, amiga. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lindo demais né, Elzenir. Como tudo de Chaplin. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carlos, lindo,sim. Principalmente nesta parte. "Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito."
    Obrigada pela visita. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Quando me amei de verdade, acabei sendo feliz para o resto da minha vida...

    Fique com Deus, menina Elzenir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Releituras