SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 17 de julho de 2010

FILHOS DA TECNOLOGIA


A nova geração, filha da teconologia, esqueceu-se de pensar para agir, as máquinas pensam por ela. Caras pintadas que derrubavam governos, agora, servem apenas para enfeitar os estádios de futebol, e existem também as caras pintadas para esconder as verdades próprias. A juventude está alienada, triste fato, mas incontestavelmente verdadeiro. A pressa impede o refletir, o valorizar, o agradecer. Alguns apontam o dedo em riste ao outro, enquanto deveriam apontá-lo para si mesmos.


Os grandes idealistas se inquietam em seus túmulos ao ver tanta inteligência sendo usada para o mal ou simplesmente coibida pelos prazeres fortuitos. Onde estão os seres humanos de verdade que se importam com o siginicado de "ser humano"? Devem estar consumidos pelas ideias derrotistas ou divagando em intorpecentes. A vida do outro não importa, o direito do outro também não. O criador, hoje, enxerga em nós não sua imagem e semelhança, mas uma imagem turva de sua perfeita criação.


Esta nova geração desconhece o significado da palavra respeito e só quer fazer uso de sua libertinagem. Quer conseguir tudo pelo modo mais fácil, mesmo que para isto alguém seja sacrificado. não mede esforços em atitudes egoístas. Vivemos um momento crucial para o país, onde conchavos inéditos estão sendo feitos objetivando o poder, mas nem isto importa, neste momentos as caras estão lavadas! O que importa é saber de um novo produto do mercado moderno ou saber da vida alheia.

É preciso conscientizar a nova geração, de seu valor ímpar e tudo começa na família, esta tem o poder de criar uma sociedade mais justa. Necessita-se de pessoas com maestria para mostrar aos filhos da tecnologia que a humildade, a tolerância e o respeito são bases sustentadoras das relações humanas. Afinal, ainda há uma centelha de humanidade em nós, devemos acreditar nisto, pois se um dia esquecermos de quem somos, os sonhos da raça humana estarão perdidos.

Elzenir Apolinário

14 comentários:

  1. Realmente temos uma grande série de informações para processar, mas não quer dizer o mesmo de ter um (bom) coração para processa-las...

    Fique com Deus, menina Elzenir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto. E tomo as suas palavras como minhas. Pois, infelizmente, o mundo se tornou mecanizado.
    É como se as pessoas não vivessem, apenas existissem sem interagir com o mundo ao seu redor. Vivem prisioneiros do seu próprio "eu". O que me reflete a lembrar de um estudo que fiz em filosofia sobre "a servidão voluntária", que por sinal, representa de uma forma excepcional o que você quis demonstrar através do texto.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Daniel, estamos nos mecanizando e chegará um dia em que a sensibilidade não mais existirá, se não acordarmos para o valor humano que temos.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Luazz, o texto nasceu da observância de fatos do cotidiano e posso ilustrá-lo com o filme 2012, cuja proposta é mostrar como destruimos não só a natureza com nossa ambição como também nosso senso de humanidade. Fca a dica de um bom filme. Obrigada pela visita. Bela releitura fizeste. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Elzenir,
    Concordo plenamente com tudo que escreveste, é não só eu, muitos de nós estamos presenciando essa degradação, no momento apenas da juventude é futuramente de adultos numa sociedade, pormíscua?.. não sei oque virá.
    O que mais me preocupa, ponto que vc tocou é a família. Somos base necessária; mas é esses milhares de adolescentes que já vieram de famílias desestruturadas, as mães da geracão das drogas, dos pais presos, Quem írá dar, a esses jovens vazios, alicerce? Me inquieta isso tudo.
    Conscientíssimo teu texto.

    Beijos, grata pela visita, por aqui te sigo

    Bejos meu
    Fátima

    ResponderExcluir
  6. Fátima, faço parte da geração caras pintadas e vejo o quanto esta juventude atual é alienada quando estabeleço parâmetros entre elas. Fico preocupada com o futuro, vendo o quanto é irresponsável esta geração. Muito inteligente, mas não faz bom uso da inteligência. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Minha querida, depois passo com mais calma pra te ler, passando agora pra te desejar uma excelente semana e deixar beijo, beijo! ;)

    ResponderExcluir
  8. ...E aqui fica dito o que está "mecanizando" a sociedade no seu delirio pela inovação...

    ResponderExcluir
  9. She,volte sim, preciso de sua visão carioca sobre meu texto. A vc uma semana abençoada por Deus.Bjs

    ResponderExcluir
  10. João, a juventude precisa de Deus, falta sua presença no coração destes jovens vazios cuja única saída é o mundo tecnológico ou as drogas.Obrigada pela visita. Fique à vontade para voltar. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Elzenir, querida amiga,

    Amigo é casa, calor, acolhimento!!

    O Tempo que passa não envelhece a lembrança de bons momentos,... é memória....

    Feliz Dia do Amigo, querida amiga.

    Beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  12. REalmente e tecnologia ajudou por um lado e atrapalhou pelo outro,,,perderam se pelo caminho os manuscritos,,,aquela coisa bem artesanal,,,nao podemos é deixar que a essencia das coisas se perca,,,beijos de bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  13. Hod, obrigada, a vc também amigo, Aprendo muito com vcs e posso dizer que fazem parte da minha construção como pessoa humana. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Everson, tenha também um bom dia de paz e rodeado de amigos verdadeiros.Obrigada por fazer parte de minha vida. Bjs

    ResponderExcluir

Releituras